PASSEIO DE AUTOCARRO AO MONTE DO FARO
Reportagem
No feriado do Dia do Corpo de Deus, decorreu no Monte do Faro, freguesia de Ganfei do concelho de Valença, o convívio de todos aqueles que se quiserem e puderam inscrever no anunciado passeio. O autocarro, no final da Missa, rumou em direcção ao local planeado para o convívio, depois de ter passado pelo Santuário da Santa Luzia em Viana do Castelo. Uma pequena paragem para o cumprimento de promessas de uns e para o desfrute da vista e dos bons ares que nos oferece aquele local, de todos.
O autocarro chegou ao local de convívio por volta das 11H30 conforme planeado,transportando cerca de 60 passageiros convivas. À sua espera tinham uma“comissão de recepção”, que mais não era que o “destacamento avançado de apoio logístico”, constituída por duas cozinheiras e três elementos da direcção do GRCASP. Este “destacamento” havia saído de Alvito S.Pedro, bem cedo, com o intuito de reservar mesas suficientes para os convivas e montar a “zona de bivaque”.
Quando chegaram os convivas, só tiveram que se preocupar em escolher a mesa e prepararem-se para degustar a opípara feijoada ou o prato alternativo, carne de vaca estofada com arroz…uma ementa apropriada, bem confecionada e bem apetitosa.
No final do almoço, as sobremesas foram mais que muitas, uns levaram bolos e doces, outros fruta, outros queijo e assistiu-se a um momento de partilha e oferta recíproca. Um gesto de dar e receber muito interessante e muito agradável. Houve ainda tempo para se cantar os parabéns a uma aniversariante e partir o respectivo bolo de aniversário, regado com espumante bem fresco…um requinte,nem parecia que estávamos no campo.
Depois,cada um ocupou o tempo da melhor maneira. Uns jogaram à sueca, outros dominó,outros exploraram os inúmeros recantos e os miradouros que o local tem para oferecer e outros pura e simplesmente repuseram energia dormindo uma sestinha. Respirava-se uma atmosfera de satisfação e boa disposição geral do grupo.
Depois do lanche e de mais uns dedos de conversa, lá se regressou a casa, até porque havia quem estivesse comprometido com o ensaio das “marchas” e compromissos são compromissos.
Presidente e o seu vice foram os últimos a abandonar o local, depois de verificarem e se certificarem, que nada havia sido partido ou estragado, o local foi deixado tão limpo como o encontramos, deixando apenas pegadas, uma atitude que denota grande sentido de cidadania e respeito ecológico e ambiental dos participantes que me apraz registar e me cumpre assinalar.
Para quem não pode estar presente e porque “uma foto vale mais que mil palavras” fica prometida uma galeria fotográfica da iniciativa.
A Direcção do GRCASP agradece a todos os que se associaram ao passeio e desta forma contribuíram para a ajuda da Festa de S. Pedro, nosso orago e padroeiro.
Bem hajam!
Dia 15 junho - Angariação de fundos para a festa de S. Pedro
Passeio de Autocarro com destino ao Monte de Faro em Valença e paragem em Sta Luzia (Viana do Castelo).
Saida às 9H
- adultos: 15 festas por pessoa*
- crianças até 12 anos 7.5 festas*
- só almoço e convívio: 10 festas**
* inclui viagem de ida e volta de autocarro, almoço e lanche sem bebidas
** inclui almoço e lanche sem bebidas
Inscrições junto do Sr Manuel Marques.
Para quem não conhece o local onde vai decorrer o convívio do próximo dia 15 de Junho, vamos tentar de uma maneira telegráfica descreve-lo, mais não seja, para aguçar a curiosidade e despertar a vontade de se inscreverem no passeio.
A uns escassos cinco quilómetros da cidade de Valença, poderemos encontrar este lugar idílico, com uma capela do sec XVIII, cheio de árvores enormes, que projectam sombras frescas e bem fechadas, para enfrentar um dia de calor. Para temperaturas abaixo de 20 graus, aconselho que levem um casaquinho ou uma camisolinha para o fim de tarde. A altitude e as sombras referidas vão fazer sentir a sua necessidade…

Na elevação, sobranceira ao local onde tem muitas mesas para o pique nique, só acessível de modo apeado, encontra-se o miradouro de Santa Ana, com uma vista maravilhosa de cortar a respiração sobre o curso serpenteado do Rio Minho e a sua entrada no Atlântico, oxalá, esteja um dia claro e vai ser possível desfrutar tão extasiante vista paisagística. Para os mais afoitos e dispostos a uma caminhada de sete quilómetros, poderão visitar a ermida de Santo Ovídeo e apreciar a paisagem cujo limite tem o horizonte visual em Caminha e mais no alto, vislumbra-se La Guardia já do lado de lá, dos “nuestros hermanos”. Para os menos dados a esta coisa do esforço físico, poderão ficar comodamente sentados às várias mesas e bancos disponibilizados, debaixo de sombras refrescantes e convidativas ao ripanço e ao jogo da sueca e do dominó… outra maneira de desfrutar o local.

Os locais de parqueamento não são muitas (o único senão do espaço), pelo que a utilização do autocarro será a mais aconselhada e descontraída e que se aconselha vivamente.
O local está dotado de água e sanitários, que juntamente com o vasto número de mesas e paisagens deslumbrantes, que a vista poderá alcançar do miradouro anexo, faz deste local, um sítio óptimo para o passeio que está projectado e para o qual estendemos o convite a todos os que nos leram…oxalá sejam muitos.