www.grcasp.maisbarcelos.pt
Passeio de Autocarro ao Monte do Faro - Valença

Dias 7 e 8 julho - XVI Torneio 24 Horas de Futsal

 

Inscrição: 125 golos + 50 golos de caução

 

Data limite: 30 de Junho

 

Sorteio: 3 de Julho

 

 

 



 
Imprimir esta página

PASSEIO DE AUTOCARRO AO MONTE DO FARO

Reportagem

 

No feriado do Dia do Corpo de Deus, decorreu no Monte do Faro, freguesia de Ganfei do concelho de Valença, o convívio de todos aqueles que se quiserem e puderam inscrever no anunciado passeio. O autocarro, no final da Missa, rumou em direcção ao local planeado para o convívio, depois de ter passado pelo Santuário da Santa Luzia em Viana do Castelo. Uma pequena paragem para o cumprimento de promessas de uns e para o desfrute da vista e dos bons ares que nos oferece aquele local, de todos.

O autocarro chegou ao local de convívio por volta das 11H30 conforme planeado,transportando cerca de 60 passageiros convivas. À sua espera tinham uma“comissão de recepção”, que mais não era que o “destacamento avançado de apoio logístico”, constituída por duas cozinheiras e três elementos da direcção do GRCASP. Este “destacamento” havia saído de Alvito S.Pedro, bem cedo, com o intuito de reservar mesas suficientes para os convivas e montar a “zona de bivaque”.

Quando chegaram os convivas, só tiveram que se preocupar em escolher a mesa e prepararem-se para degustar a opípara feijoada ou o prato alternativo, carne de vaca estofada com arroz…uma ementa apropriada, bem confecionada e bem apetitosa.

No final do almoço, as sobremesas foram mais que muitas, uns levaram bolos e doces, outros fruta, outros queijo e assistiu-se a um momento de partilha e oferta recíproca. Um gesto de dar e receber muito interessante e muito agradável. Houve ainda tempo para se cantar os parabéns a uma aniversariante e partir o respectivo bolo de aniversário, regado com espumante bem fresco…um requinte,nem parecia que estávamos no campo.

Depois,cada um ocupou o tempo da melhor maneira. Uns jogaram à sueca, outros dominó,outros exploraram os inúmeros recantos e os miradouros que o local tem para oferecer e outros pura e simplesmente repuseram energia dormindo uma sestinha. Respirava-se uma atmosfera de satisfação e boa disposição geral do grupo.

Depois do lanche e de mais uns dedos de conversa, lá se regressou a casa, até porque havia quem estivesse comprometido com o ensaio das “marchas” e compromissos são compromissos.

Presidente e o seu vice foram os últimos a abandonar o local, depois de verificarem e se certificarem, que nada havia sido partido ou estragado, o local foi deixado tão limpo como o encontramos, deixando apenas pegadas, uma atitude que denota grande sentido de cidadania e respeito ecológico e ambiental dos participantes que me apraz registar e me cumpre assinalar.

Para quem não pode estar presente e porque “uma foto vale mais que mil palavras” fica prometida uma galeria fotográfica da iniciativa.

A Direcção do GRCASP agradece a todos os que se associaram ao passeio e desta forma contribuíram para a ajuda da Festa de S. Pedro, nosso orago e padroeiro.


Bem hajam!

 



Dia 15 junho - Angariação de fundos para a festa de S. Pedro

 

Passeio de Autocarro com destino ao Monte de Faro em Valença e paragem em Sta Luzia (Viana do Castelo).

 

Saida às 9H

 

  • adultos: 15 festas por pessoa*
  • crianças até 12 anos 7.5 festas*
  • só almoço e convívio: 10 festas**

* inclui viagem de ida e volta de autocarro, almoço e lanche sem bebidas

** inclui almoço e lanche sem bebidas

 

Inscrições junto do Sr Manuel Marques.

 

 

Para quem não conhece o local onde vai decorrer o convívio do próximo dia 15 de Junho, vamos tentar de uma maneira telegráfica descreve-lo, mais não seja, para aguçar a curiosidade e despertar a vontade de se inscreverem no passeio.

 

A uns escassos cinco quilómetros da cidade de Valença, poderemos encontrar este lugar idílico, com uma capela do sec XVIII, cheio de árvores enormes, que projectam sombras frescas e bem fechadas, para enfrentar um dia de calor. Para temperaturas abaixo de 20 graus, aconselho que levem um casaquinho ou uma camisolinha para o fim de tarde. A altitude e as sombras referidas vão fazer sentir a sua necessidade…

 

 

Na elevação, sobranceira ao local onde tem muitas mesas para o pique nique, só acessível de modo apeado, encontra-se o miradouro de Santa Ana, com uma vista maravilhosa de cortar a respiração sobre o curso serpenteado do Rio Minho e a sua entrada no Atlântico, oxalá, esteja um dia claro e vai ser possível desfrutar tão extasiante vista paisagística. Para os mais afoitos e dispostos a uma caminhada de sete quilómetros, poderão visitar a ermida de Santo Ovídeo e apreciar a paisagem cujo limite tem o horizonte visual em Caminha e mais no alto, vislumbra-se La Guardia já do lado de lá, dos “nuestros hermanos”. Para os menos dados a esta coisa do esforço físico, poderão ficar comodamente sentados às várias mesas e bancos disponibilizados, debaixo de sombras refrescantes e convidativas ao ripanço e ao jogo da sueca e do dominó… outra maneira de desfrutar o local.

 

 

Os locais de parqueamento não são muitas (o único senão do espaço), pelo que a utilização do autocarro será a mais aconselhada e descontraída e que se aconselha vivamente.

O local está dotado de água e sanitários, que juntamente com o vasto número de mesas e paisagens deslumbrantes, que a vista poderá alcançar do miradouro anexo, faz deste local, um sítio óptimo para o passeio que está projectado e para o qual estendemos o convite a todos os que nos leram…oxalá sejam muitos.